Bem vindo a Endocrinologia Pediátrica

O que é um endocrinologista pediátrico?

Se seu filho tiver problemas com crescimento, puberdade, diabetes ou outros distúrbios relacionados aos hormônios e às glândulas que os produzem, um endocrinologista pediátrico pode tratar seu filho.

Os hormônios são substâncias químicas que afetam o funcionamento de outras partes do corpo. Por exemplo, os hormônios decidem como a criança cresce e amadurece. As glândulas endócrinas, como a hipófise, liberam hormônios na corrente sanguínea. Endocrinologia é a ciência que estuda essas glândulas e os efeitos dos hormônios.

Os problemas observados pelos endocrinologistas pediátricos geralmente são bem diferentes daqueles comumente observados pelos endocrinologistas que cuidam de adultos. A especialização em condições pediátricas, no que se refere ao crescimento e desenvolvimento, é importante. Problemas hormonais estão frequentemente presentes por toda a vida. Os endocrinologistas pediátricos lidam com distúrbios hormonais em todas as fases da infância e adolescência.

Que tipos de tratamento os endocrinologistas pediátricos fornecem?

Os endocrinologistas pediátricos diagnosticam, tratam e gerenciam distúrbios hormonais, incluindo o seguinte:

      • Problemas de crescimento, como baixa estatura
      • Puberdade precoce ou tardia
      • Alteração da função da glândula tireóidea (hipertireoidismo ou hipotireoidismo)
      • Hipo / hiper função da hipófise
      • Hipo / hiper função da glândula adrenal
      • Genitália ambígua
      • Disfunção ovariana e testicular
      • Diabetes (Tipo 1 e Tipo 2)
      • Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia)
      • Obesidade
      • Problemas com vitamina D (raquitismo, hipocalcemia)

Endocrinologistas pediátricos – o melhor atendimento para crianças

As crianças não são apenas pequenos adultos. Como indivíduos em crescimento, eles têm necessidades especiais relacionadas ao crescimento e desenvolvimento. Além disso, suas necessidades psicológicas são diferentes das dos adultos. Os hormônios regulam o crescimento ou o desenvolvimento sexual e podem ter efeitos significativos no bem-estar físico e emocional de uma criança. Os endocrinologistas pediátricos são sensíveis a esses problemas.

Um endocrinologista pediátrico cuida do seu filho em um ambiente apropriado para crianças e adolescentes. O pessoal de apoio, incluindo enfermeiros, psicólogos, educadores pediátricos de diabetes e nutricionistas, estão todos em sintonia com as necessidades de crianças e adolescentes.

Crianças com necessidades especiais exigem que os endocrinologistas pediátricos trabalhem em estreita colaboração com os pediatras da atenção primária para fornecer um atendimento coordenado e abrangente. Os endocrinologistas pediátricos têm amplo treinamento e experiência em lidar com crianças e no tratamento de crianças com distúrbios endócrinos e problemas hormonais. Se o seu pediatra sugerir que seu filho procure um endocrinologista pediátrico, você pode ter certeza de que ele receberá o melhor atendimento possível.

“O especialista nessa área geralmente é requisitado pelo pediatra da criança, mas se os pais desejarem uma opinião dele, têm autonomia para procurá-lo.”

Fechar Menu